MELHORANDO O DESEMPENHO ESCOLAR
MANUAL DE ELABORAÇÃO DA PROPOSTA PEDAGÓGICA DA ESCOLA
LILIANE MARCHIORATO
AGOSTO/2013
APRESENTAÇÃO
O Manual de Elaboração da Proposta Pedagógica da Escola tem como objetivo subsidiar a equipe de gestão das escolas na condução do processo de elaboração da proposta pedagógica.
Nesse intuito, o Manual oferece alguns subsídios de natureza conceitual e operacional, os quais estão estruturados em três partes no documento:
1ª parte – conceito e finalidade;
2ª parte – modelagem;
3ª parte – instrumentos de operacionalização.
A 1ª parte trata do conceito e da finalidade da proposta pedagógica na organização curricular da escola.
Já a 2ª parte apresenta uma modelagem simples, com os elementos dispostos em quatro seções, sendo: (1ª) pré-textual; (2ª) conceitos básicos; (3ª) organização do processo de ensino-aprendizagem e (4ª) pós-textual.
A 2ª e a 3ª seções são consideradas o núcleo da organização do trabalho pedagógico, já que tratam dos conceitos sobre a missão da escola, o aprender e ensinar, os elementos básicos da organização do processo de ensino-aprendizagem como os planos de ensino, as metodologias de ensino e a avaliação da aprendizagem escolar e a perspectiva do trabalho interdisciplinar por meio de projetos.
Essa modelagem foi construída com base em estudos, legislações educacionais e experiências de estruturação curricular em escolas, em especial da rede pública de ensino.
Na 3ª parte do Manual são apresentados os instrumentos para operacionalização do processo de elaboração da proposta pedagógica a partir da modelagem apresentada.
O reconhecimento de que existem inúmeras possibilidades de estruturação de uma proposta pedagógica fez parte da construção deste Manual, por isso o que se pretende aqui é apresentar uma dessas muitas possibilidades.
O Manual de Elaboração da Proposta Pedagógica da Escola é apenas um instrumento de apoio à equipe escolar e, como tal, o êxito do resultado depende da