relatorio de quimica
1. INTRODUÇÃO
Este material tem o compromisso de afirmar o estudo realizado como as turmas das engenharias mecânica, civil e produção na forma de aula pratica em laboratório de química. O trabalho reforça noções de segurança no laboratório, as prevenções de acidentes com a devida utilização dos EPI’s, utilização de materiais básicos como: vidrarias, material metálico entre outros equipamentos e instrumentos.
2. OBJETIVO
Este estudo tem como função principal propor uma contrapartida da aula prática dada pela professora Vanessa Goulart e reafirmar o conhecimento.
3. MATERIAL
3.1 EPI
No começo da aula prática foi ressaltado o uso indispensável do jaleco com mangas compridas em confecção 100% em algodão. Em caso de alguma tarefa que seja necessário o uso de outros EPI’s como óculos de proteção, luvas, máscaras ou protetores faciais a universidade fica encargo de fornecer.
3.2 VIDRARIAS
Foi comentado na aula prática de química quais são as vidrarias mais utilizadas em um laboratório e como são manuseadas. O primeiro passo é classificar a função de cada vidro, quais vidros se pode aquecer e quais são utilizados para medições mais precisas.
Os balões volumétricos, a proveta, a bureta, pipetas graduadas e volumétricas são utilizados para medições precisas. A bureta como um tipo de pipita graduada porém com um registro para retirada do líquido. O funil de separação é utilizado para dividir dois líquidos com densidade diferente. Entre outras vidrarias vistas em aula estão o béquer, o cadinho, erlenmeyer, o tubo de ensaio, vidro de relógio que podem ser aquecidos e misturados com o bastão de vidro, que serve para auxiliar a mistura. Outro vidro que serve para o auxílio do trabalho que é o caso do funil de vidro.
3.3 MATERIAIS METÁLICOS
Em geral os matérias metálicos servem para auxiliarem e execução de trabalho em um laboratório. São estes que dão