Tendências da ed. fisica escolar
Esportivismo (Têndencia Esportivista)
Esta tendência de Educação Física Escolar surge como consequência da aplicação do método desportivo generalizado. Por volta das décadas de 30 a 50 , o desenvolvimento populacional brasileiro ampliou-se sensivelmente. As estruturas escolares começaram a não se tornar condizentes com a demanda populacional , bem como a qualidade docente das escolas.
O esporte começou a ganhar grande importância social e a equalização do esporte com a Educação Física começou a se tornar mais evidente.
Os campeonatos estudantis e de esporte amador que apareciam seguiam os moldes dos Jogos Olímpicos e consequentemente influenciavam as aulas diretamente.
O futebol, como prática social também contribuiu para a consolidação de uma prática esportiva pois os técnicos priorizavam a técnica da modalidade em detrimento a qualquer outra informação.
As aulas de Ed. Física Escolar começaram a ser palco do treinamento escolar e preparar as equipes para representarem as instituição escolar em torneios de grande repercussão para a época.
As outras se caracterizavam pelo grande comando do professor, com práticas que priorizavam a execução técnica dos fundamentos e o aprendizado tático com o intuito de melhorar a performance no esporte.
Foi um movimento da Educação Física Escolar muito criticado por acadêmicos posteriormente acusando o sistema , de priorizar o resultado competitivo e incitar o comportamento segregador.
É uma tendência muito utilizada no ensino esportivo até hoje com grande eficácia na formação de grandes atletas brasileiros.
Resumo: Esta tendência não é muito eficaz dentro da escola porque induz à segregação.
GANHAR ---- EM INGLÊS: TWIN ------ VENCER: TODO 1 PROCESSO (VERBO INFINITIVO)
PERDER ---------------- VENCIDO(VERBO PARTICÍPIO)
OBS; TEMOS A NECESSIDADE DE COMPETIR PARA NOS PREPARARMOS PARA OS DESAFIOS DA