Tendência de terceirização do transporte
Rui Dias Tavares RA 12273315
Curso: Logística 1
TENDÊNCIA DE TERCEIRIZAÇÃO DO TRANSPORTE
Trabalho de avaliação da disciplina Supply Chain Management atividade complementar, sob orientação do Professor Esp. Vanderlei Soares.
Jandira
2012
RESUMO
O processo de terceirização logística envolve a inserção de uma empresa prestadora de serviço como parte da cadeia de suprimento da empresa contratante, tornando-se de extrema importância para a mesma. A terceirização da logística é uma ótima solução caso sua empresa não disponha de estrutura adequada e experiência para desenvolvê-la, ou se a logística não fizer parte do seu core business. A operação logística é parte integrante do Supply Chain Management. Com isso o setor logístico tornou-se muito importante para as empresas que buscam se diferenciar da concorrência, e devido à forte competitividade do mercado que o torna cada dia mais acirrado, a agilidade da cadeia de abastecimento traz tanta vantagem quanto, por exemplo, a exclusividade ou o preço baixo.
INTRODUÇÃO
O transporte de cargas é um mecanismo fundamental no processo produtivo de qualquer sociedade, cita Kouri (2007 apud RIBEIRO. R. B et al 2011).
Vários fatores, estão causando o favorecimento desse processo de terceirização do transporte rodoviário de cargas, como por exemplo, as transformações dos modelos de negócio que estão gerando maior complexidade nas operações logísticas dentro da cadeia de suprimentos, maior sofisticação tecnológica, que demanda por sistemas de informação integrados (vide Figura 1). favorecendo a utilização de especialistas e globalização da economia. Figura 1 Sistemas de Informação desenvolvidos para o SCM
Como em qualquer processo, existem pontos positivos e negativos para escolha de se terceirizar ou não o serviço de transporte de cargas. (vide quadro 2).
Quadro 1 – Análise do processo de terceirização do transporte