terceirização da logistica
“As atividades de distribuição, que ocorrem após a produção são as áreas de negócios infelizmente mais desprezadas e mais promissoras na América”.
A frase acima, de Peter Drucker, retrata bem a importância dada pelas empresas em geral ao processo de distribuição. Terceirização da logística de distribuição é o processo de gestão pelo qual se repassam as atividades de distribuição para empresas especializadas, com os quais se estabelece – obrigatoriamente – uma relação de parceria.
Muito ouvimos de operadores logísticos, que o objetivo da terceirização das atividades de logística e transportes é que a empresa possa ficar concentrada apenas em tarefas essencialmente ligadas a atividade fim ao negócio em que atua. Na verdade, isso é apenas uns dos benefícios da terceirização. A atividade fim de qualquer empresa é o lucro, pois sem este não existe empresa. Para tanto não basta apenas terceirizar, se essa terceirização não gerar redução de custos e/ou agregar valor ao produto da empresa contratante.
Algumas vantagens da terceirização:
Gera a desburocratização, simplificando as atividades logísticas;
Alivia a estrutura organizacional;
Melhora a qualidade dos serviços, como tempo de entrega, redução de avarias, segurança da carga;
Gera a economia de recursos: Humanos, materiais, econômicos e financeiros.
A terceirização vem a ser um casamento entre a empresa fornecedora do serviço e a empresa que a contrata, sendo que esta união só irá se concretizar se ambos entenderem que as duas empresas precisam de lucro e que o objetivo principal é o de atender e satisfazer o cliente final. De nada adianta concretizar um negócio por um “preço recorde” em que o prestador não consiga contemplar todos os custos, inclusive os financeiros, e ter lucro. Sem isso ele não conseguirá sobreviver, tão pouco investir na manutenção de uma operação de excelência.
Para que haja a terceirização deve ser prestado um serviço no mínimo