Terceirização logistica
Atualmente as maiorias das empresas estão cientes de que ter um processo de atividades logísticas com qualidade de alto nível e de tecnologia de ponta é fundamental para o bom andamento e sucesso de qualquer que seja o negócio ou setor que a empresa está inserida. Por via de conseqüência, a eficiência e eficácia nos processos logísticos asseguram também para a empresa um tipo de vantagem competitiva em termos de concorrência, fazendo com que fique em uma posição superior à de seus concorrentes diretos.
As reações das empresas que prestam serviços logísticos foram consideráveis. Elas começaram a sair do papel de fazer apenas o “arroz com feijão”, os serviços básicos de distribuição, e agora, prestam também um leque de serviços e atividades logísticas que, indubitavelmente trazem consigo vantagens, resultados claramente positivos para as empresas que contratam os serviços.
Terceirização de algum tipo de serviço tem na grande maioria das vezes o objetivo de diminuir custos e com isso aumentar a lucratividade da organização, logo o mesmo serve para a terceirização das operações logísticas, seja em todo o processo, desde o armazenamento até a entrega propriamente dita, ou apenas em parte dele, como ocorre muito com o transporte de mercadorias.
Um dos pontos fortes do processo de terceirização logística é a parte de redução de custos logísticos, onde a empresa usufrui dos efeitos de escala no prestador de serviços, ou seja, consegue extrair o que a empresa contratada tem de melhor. Nessa mesma linha, outro ponto positivo do processo de terceirização é aproveitar o know-how das empresas de logística. Todo o conhecimento e experiência que a empresa contratada tem no mercado, no segmento, todo esse “feeling” que só é alcançado quando a empresa, de fato, presta serviços com grau elevado de qualidade.
Quando uma empresa terceiriza o serviço logístico, a instituição obtém uma gama de vantagens. Uma das vantagens mais práticas que essa