1981 - George orwell
CURSO DE LETRAS
DÉBORA KELLY OLLER CARDOSO
VALÉRIA LOPES CARRILHO DE CASTRO
1984 (NINETEEN EIGHTY-FOUR)
GEORGE ORWELL
SANTO ANDRÉ
NOV/2011
UNIESP – SANTO ANDRÉ
CURSO DE LETRAS
Débora Kelly Oller Cardoso RM 17661
Valéria L. Carrilho de Castro RM 16740
1984 (NINETEEN EIGHTY-FOUR)
GEORGE ORWELL
Trabalho realizado como parte dos requisitos para cumprimento das Atividades Complementares do Curso na disciplina de Literatura Inglesa e Norte-Americana II - ministrada pela Professora Lilian Carneiro.
SANTO ANDRÉ
NOV/2011
AGRADECIMENTOS
Agradecemos à nossa Professora de Literatura Inglesa, Lilian Carneiro, pela oportunidade de conhecer um novo mundo através de uma incrível viagem literária.
“Um chamado sedutor que reflete um período fascinante... Os textos de George Orwell são memoráveis tanto pelo que retratam quanto pelo que preveem.”
Christopher Hirst, Independent
RESUMO
Este trabalho refere-se à leitura e estudo da obra escrita por Walt Whitman, "Leaves of Grass” e obras influenciadas por suas características. Encontramos essas influências no filme “Sociedade dos poetas mortos”, na pintura de Thomas Eakins, na música da banda de rock gótico Nightwish e, ainda, no poema “Saudação a Walt Whitman” de Álvaro de Campos, heterônimo de Fernando Pessoa. Tem como objetivo apresentar os pontos nos quais se fundem as principais características de Whitman com obras de épocas e contextos diferentes.
SUMÁRIO
Introdução 07 1 – George Orwell (1903 – 1950) 08
2 – A história de Winston Smith 09 2.1 – Relação entre a obra literária e o filme 11 3 – Análise da obra literária 12 3.1 – Símbolos 14 4 – Considerações Finais 15
5 – Referências Bibliográficas 16
INTRODUÇÃO
“Ignorância é força.”
George Orwell, 1984 Não é exclusividade do século XX