A importancia do fluxo de caixa
A Contabilidade visa demonstrar a situação patrimonial de uma empresa, e com base nela, pessoas fazem investimentos, fornecedores acreditam na capacidade que a empresa tem de saldar suas dívidas, bancos e instituições decidem o quanto de financiamento pode ser proporcionado à organização, governo calcula impostos devidos, gestores tomam decisões internas, enfim, a Contabilidade é um importante instrumento para decisões de usuários internos e externos.
Princípios e Normas Contábeis existem para que as informações empresariais divulgadas sigam um mesmo padrão e, assim, possam ser comparados resultados de diversas empresas, mantendo uma fidelidade quanto à realidade encontrada nas organizações. No entanto, podem existir pessoas mal intencionadas dentro da empresa, que podem cometer crimes financeiros, e fazer com que as informações divulgadas sejam distorcidas, demonstrando uma situação que seja favorável a seu interesse, caracterizando as fraudes. Além disso, a Contabilidade é uma ferramenta que está suscetível ao erro, pois um funcionário pode realizá-lo sem que se dê conta disso, seja por desinformação sobre algum procedimento contábil, seja por erros de digitação etc.
Se fraudes e erros acontecem nas empresas, precisa-se saber: O que é fraude? E erro? O que fazer ao se descobrir essas irregularidades dentro da empresa? Como fazer para evitar que elas continuem acontecendo? O que leva alguém a cometer erro ou fraude? Quais os efeitos para a tomada de decisão? Quais as responsabilidades inerentes à administração da empresa, ao auditor e ao perito? De acordo com a NBC T 12 que “o termo erro aplica-se a