Rivalidades Apple
É provável que você tenha acompanhado boa parte da peleja entre Apple e Samsung pelas notícias publicadas no Tecmundo. Mas caso você tenha perdido a saga, podemos resumi-la para você em uma única expressão: guerra de patentes.
Apesar de a Samsung fornecer componentes eletrônicos para a Apple, como diversos chips que integram o iPhone e o iPad, as empresas passaram a se enfrentar desde 2008, quando a sul-coreana lançou o smartphone Instinct com o slogan “apple eater” (comedor de maçãs). Depois disso, a desavença foi ficando cada vez pior. Em novembro de 2011, a Samsung atacou a Maçã com outra peça publicitária provocativa — desta vez, retratando consumidores fazendo fila em frente a uma Apple Store e incapazes de ver que o Galaxy S2 era melhor do que o iPhone a ser lançado. Neste ano, a Samsung propagou ainda mais sua mensagem de combate à Apple ao veicular em pleno Super Bowl o comercial sobre o Galaxy Note, que novamente aborda consumidores em fila na frente de uma Apple Store. Mas, desta vez, todos são libertados. Veja acima.
2. Apple x Microsoft
Esta é antiga, mas pode ser resumida com os fatos contados por Steve Jobs durante uma entrevista. De acordo com o site Mashable, a relação entre Apple e Microsoft começou com o lançamento do Apple II, que continha softwares da Gigante de Redmond.
Depois disso, o MS-DOS, da Microsoft, foi adotado pelos PCs da IBM em 1981. A Apple lançou o Macintosh em 1984, mas a empresa de Bill Gates já havia se tornado uma grande concorrente e, durante o lançamento do Windows 95, o sistema operacional da Microsoft já havia conquistado 90% dos PCs do mundo.
A Apple nunca conseguiu recuperar essa fatia do mercado, mas deu a volta por cima no início da década de 2000, conquistando o mercado de dispositivos móveis. A Microsoft bem que tentou introduzir a ideia de um tablet 10 anos atrás, mas pelo visto, aquele não era o momento e nem o design ideal.
3. Apple x IBM
Nos anos 80, a antipatia da Apple pela sua principal