Logística
Segundo Oliveira (2012), a logística vem do grego LOGISTIKOS, do qual é derivado do latim LOGISTICUS ambos significam cálculo e raciocínio. O termo LOGISTIQUE, depois traduzido para o inglês LOGISTICS foi criado por um dos principais contribuintes da teoria militar em meados do século XIX, o Br. Antoine Henri Jomini, viveu e compartilhou varias experiência ao lado de Napoleão. Autor do livro “Sumario da Arte da Guerra” Jomini dividiu a arte da guerra em 5 partes: estratégia, grandes táticas, logística, engenharia e táticas menores e assim definiu logística como a arte de movimentar exércitos.
A logística se desenvolveu através das atividades militares que estavam diretamente ligadas, inicialmente em 481 a.C. o exercito pérsia utilizou uma marinha de grande escala, com aproximadamente 3.000 navios de transporte para sustentar o exercito na batalha contra os gregos, este fato inspirou vários lideres ao decorrer dos séculos como César, Napoleão, Alexandre O Grande e outros.
Varias atividades foram desenvolvidas ao decorrer dos anos, tais atividades foram de suma importância para o desenvolvimento da logística tais como o gerenciamento do sistema logístico, analise de como destruir a resistência das cidades a serem atacadas, a compra de mantimentos, armazenagem e conservação em locais estratégicos do trajeto de tropas, o planejamento do tempo de deslocamento e distâncias a serem alcançadas diariamente e o desenvolvimento de novas armas de combate, essas atividades eram feitas por equipes estruturadas e pensantes de estudos estratégicos como engenheiros, contramestres e também pela cavalaria infantaria. Tudo isso permitiu que os exércitos fossem mais rápido e ágil naquela época, a inteligência dos grandes lideres em esquematizar as estratégias que geravam sucesso da tropa.
Através das observações feitas na estratégia dos militares na segunda guerra mundial a logística passava a ter uma semelhança nas empresas e começava a ser usada nas