Extrusora
A extrusora é uma máquina utilizada por diversos processos de transformação, entre eles para se fabricar tubos, mangueiras, filmes (sacos e sacolas plásticas), fios, recobrimento de cabos, chapas, perfis e até mesmo para se granular os materiais quando saem do reator ou quando são reciclados.
A estrutura das máquinas extrusoras apresentadas nas figuras 09 e
10 têm o objetivo de alojar os mecanismos de transmissão, sistema de redução, sistemas de aquecimento e sistema de refrigeração. Dependendo da máquina, essa estrutura prolonga-se até a altura da flange de fixação do cabeçote, impedindo assim a flexão do cilindro de plastificação, podendo ser construídas de ferro fundido ou de chapas soldadas.
As figuras 09 e 10 ilustra a máquina extrusora
Figura 09 - Máquina extrusora.
Fonte: Catálogo da Miotto tecnologia em extrusão.
Extrusoras é um processo de produzir um produto (ou extrudado) por forçar um material através de um orifício ou ferramenta. Na moldagem por sopro o produto da máquina é uma mangueira simétrica. Em alguns casos mangueiras assimétricas estão sendo produzidas para alcançar uma distribuição de parede determinada no produto, por exemplo, mangueiras ovais (Whelan, T., 1999, p.21).
As máquinas extrusoras podem ser divididas basicamente em quatro principais sistemas:
Sistema de Acionamento
Sistema de Plastificação
Sistema Elétrico
Sistema de Refrigeração
1. Sistema de acionamento: o sistema de acionamento de uma máquina extrusora possui os seguintes componentes: motor elétrico, redutor, variador, polias e correia. O principal objetivo deste sistema é o movimento da rosca.
2. Sistema de plastificação: é um dos mais importantes de uma máquina extrusora. Tem a função de receber o material no estado sólido em forma de pó ou grânulos, plastificando e forçando-o a passar para o cabeçote. Seus principais elementos são:
A. Funil de alimentação: é onde o material granulado fica armazenado para ser