Tendência da Literatura Literatura Africana em Língua Portuguesa
A literatura brasileira faz parte do espectro cultural lusófono, sendo um desdobramento da literatura em língua portuguesa. Considera-se seu surgimento a partir da atividade literária incentivada pelo Descobrimento do Brasil durante o Século XVI. Bastante ligada, de princípio, à Literatura portuguesa, ela com o tempo foi ganhando independência, especialmente durante o século XIX, com os movimentos românticos e realistas. De 8 a 10 de dezembro de 2011 foram debatidas na Universidade Livre de Berlim as obras mais recentes da literatura brasileira do presente século, no colóquio Novas Vozes Face à diversidade de correntes existentes na literatura contemporânea brasileira, faz mais sentido falar-se de Literaturas. Esta é a conclusão a que chegou Susanne Klengel, professora de Literatura e anfitriã do colóquio, na discussão de encerramento.
A uma "Literatura de entretenimento" (André de Sant'Anna, Lourenço Mutarelli) ou uma mais auto-centrada (Santiago Nazarian) contrapõe-se uma "Literatura marginal" (Ferréz) com ambições sócio-políticas. Para além disso há toda uma série de romances de viagens (Bernardo Carvalho, Chico Buarque) que preenchem as estantes das livrarias, e outros que se desenrolam sobretudo em tramas de complicadas relações intrapessoais (Carola Saavedra).
Literatura Africana em Língua Portuguesa
A Literatura Africana em Língua Portuguesa nos faz lembrar o período em que a maior colônia de Portugal. O Brasil, viveu um período de escravidão que durou quatro séculos e que marcou profundamente a formação da sociedade e da cultura do povo brasileiro.
Os escravos eram capturados e comprados na África e, depois, trazidos aos mercados brasileiros,onde eram vendidos. E na África, em cada local onde os portugueses se estabeleceram e criaram colônias, nasceu uma sociedade que foi obrigada a usar a língua portuguesa como meio de comunicação oficial.As línguas nativas continuaram a ser usadas na comunicação diária, mas