funções inorganicas
No entanto é interessante analisar que o desprendimento de CO2 não ocorre diretamente do carbonato, é formado ácido carbônico (H2CO3), que é altamente instável, e este se decompõe em água e gás carbônico.
A transformação química ocorre com o cálcio que se solubiliza:
Ca2+(s) + 2Cl-(aq) Ca2+Cl2-(aq)
1. Reação entre base e sal:
Nesta reação o sal, nitrato de zinco, (totalmente solúvel em água) se dissocia e em contato com a base forte (hidróxido de sódio) trocam-se os cátions:
Zn2+(aq) + (NO3)-2(aq) + 2Na+(aq)+ OH-(aq) Zn(OH)2(s) + 2Na+(aq) + NO3-(aq)
O produto dessa reação é um sal e uma base, bem menos solúvel que aquela que foi reagida. A base insolúvel é hidróxido de zinco, precipita em forma de um pó branco no fundo do tubo de ensaio:
Zn2+(aq)+ 2OH-(aq) Zn(OH)2(s)
1. Reação entre dois sais:
Nesta reação de dupla troca dois sais solubilizados em solução aquosa são misturados, originando dois outros sais, porém apenas um é solúvel, o nitrato de sódio:
Ag+(aq) + NO3-(aq) + Na+(aq)+ Cl-(aq) AgCl(s) + Na+(aq) + NO3-(aq)
O cloreto de prata, ao se formar deposita-se no fundo do tubo de ensaio na forma de pequenas “plaquetas” esbranquiçadas.
Ag+(aq) + Cl-(aq) AgCl(s)
1. Reação entre óxido básico e água:
O óxido básico, definido pelo conceito de Brønsted-Lowry, reage com água, formando uma base de Arrhenius, solubilizada.
CaO(s) + H2O(l) Ca2+(aq)+ (OH)2-(aq)
Ao ser aferido o pH da solução com um indicador universal pode-se ter uma idéia da basicidade do hidróxido de Cálcio, a cor do papel indicador ficou bastante parecida com a cor padronizada para o pH 11 ou 12 (tabela 2.1), ou seja, trata-se de uma base forte.
Tabela 2.1: Cores padronizadas do papel indicador universal de pH.
Usou-se também o papel de tornassol para indicar qual o caráter ácido/base da solução. Trata-se de um procedimento típico de análise qualitativa, na identificação de substâncias. Foram dois papeis de tornassol usados, um azul e outro vermelho,