Livro diadtico

2602 palavras 11 páginas
APLICAÇÃO DA LEI Nº 11.645/08 EM ALGUNS LIVROS DE LÍNGUA
PORTUGUESA E LITERATURA DO ENSINO MÉDIO
ADENIZE APARECIDA FRANCO (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ
- UENP).

Resumo
Considerando a necessidade de discutir a nova lei nº 11.645/08, de 10 de março de
2008 que, além de prever a obrigatoriedade do ensino da história e cultura afro– brasileira em todas as escolas brasileiras, também destaca o ensino da história e cultura dos povos indígenas, buscamos nesse trabalho investigar a aplicação dessa lei nos livros de Língua Portuguesa e Literatura para o Ensino Médio. Nesse primeiro momento, nosso corpus de análise está voltado para o livro didático de W. R.
Cereja e T. C. Magalhães, Português: Linguagens, volume 1, Ensino Médio, publicado em 2005. Através dessa pesquisa, buscamos reiterar a necessidade de colocar em prática o segundo parágrafo da lei anterior nº 10. 639, de 9 de janeiro de 2003, que revela que “os conteúdos referentes à História e Cultura Afro– brasileiras serão ministrados no âmbito de todo o currículo escolar, em especial nas áreas de Educação Artística e de Literatura e História Brasileiras”. Como suporte teórico adotamos o método quantitativo para verificação e amostragem, num primeiro momento, da presença de textos literários cujo enfoque seja o que determina a lei. Além disso, qualitativamente observamos a origem dos textos trabalhados e os meios de interpretação sugeridos. Desse modo, tencionamos discutir a presença da literatura afro–brasileira ou africana de expressão portuguesa no livro didático em análise.
Palavras-chave:
Lei 11.645/08, Ensino, Livro Didático.

1. Introdução

As considerações aqui expostas partem de um recorte em meu projeto de pesquisa
TIDE (Regime de tempo integral e Dedicação exclusiva) que contempla o estudo comparado entre a Literatura Brasileira e a Literatura Cabo-verdiana. Tal projeto é desenvolvido na Universidade Estadual do Norte do Paraná - UENP, Campus
Jacarezinho/PR, e

Relacionados