Tendencias Pedagogicas
1) Pedagogia liberal
Veio para defender os interesses individuais da sociedade e a predominância da liberdade. A educação brasileira se baseia a várias décadas nas tendências liberais, na forma conservadora, visando a ideia de preparar pessoas para os papeis sociais. Na tendência tradicional se caracteriza a plena realização do aluno no qual é educado como pessoa. A tendência liberal renovada, sua educação é um processo interno, não externo; partindo dos interesses individuais importante para a adaptação ao meio. A tendência liberal tecnicista, tem como preparar o aluno para mão de obra para indústrias.
1.1) Tendência liberal tradicional A escola tem a função de prepara o aluno para se assumir na sociedade. Todos devem se esforçar para superar suas dificuldades e conquistar o seu espaço junto daqueles mas capazes. Seus conteúdos de ensino, são valores e conhecimentos traduzidos por varias gerações e que são repassadas para o aluno ser preparado para vida. Conteúdo separados da sua experiência e das realidades sociais. Visa a preparação do aluno, apresentando associação, generalização e aplicação. Trabalhando com exercícios e repetição de conteúdo para memorização. O professor deve predominar autoridade sobre os alunos para que no decorrer da aula não conversem e transmitir com clareza o conteúdo para ser focado e mantendo o silencio da sala. Incluem-se as escolas religiosas que adota a orientação clássica humanista ou uma humana cientifica.
.
1.2) Tendências liberal renovada progressista Tem por finalidade se adequar-se nas necessidades ao meio social, deve-se organizar de forma a retratar a vida. Cabe a ela suprir as experiências que permitam educar o aluno. São em função da vivência do individuo frente aos problemas. Visa as tentativas experimental, a pesquisa, a descoberta, método de solução de problemas e