O Planejamento Estratégico Financeiro
O planejamento é um agrupamento das características que visam principalmente normatizar e dar segurança a um determinado processo. É a apresentação burocrática de uma meta estabelecida pela empresa.
O planejamento define aonde a empresa quer chegar, agrupa pessoas que buscam o alcance de um objetivo comum. Dentro da organização, busca manter o crescimento com qualidade, por isso é um processo de reflexão sobre a tomada de decisão em uma ação, busca o equilíbrio entre os meios e os fins.
1.1 PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
O planejamento estratégico é um processo gerencial que envolve o desenvolvimento de objetivos e a programação das ações a serem executadas de maneira a alcançar o que foi almejado, levando em consideração os fatores internos e externos da empresa, por isso está sempre em constante mudança.
O planejamento estratégico prevê o futuro ou pelo menos o que se espera que vai acontecer à longo prazo, é voltado para conciliar a realidade do mercado com os recursos que a empresa dispõem, envolve os administradores de todos os níveis da organização, porém a responsabilidade do planejamento vem sobre os gestores do nível mais alto.
Planejar significa acompanhar o mercado e observar o que acontece procurando adaptar-se de maneira a chegar a direção correta de uma empresa. Entender o que os clientes querem e posicionar a empresa da melhor forma a atendê-los.
1.2 PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO FINANCEIRO
O planejamento estratégico financeiro é uma ferramenta importante para uma boa gerência e necessário para a sobrevivência da empresa no mercado. De acordo com o conceito de que planejar é prever, traçar metas e objetivos, é importante que este planejamento envolva a questão financeira, variação da moeda e qualquer peculiaridade do projeto.
Desta forma, planejar as finanças da empresa é criar uma estratégia econômica, para que se atinjam os objetivos de curto, médio e longo prazo de maneira estrutural e mais organizada possível. Através