Planejamento estratégico financeiro
1. OBJETO
Nesta análise, vimos que antes de 1994, as havaianas eram consumidas apenas pelas classes mais pobres. Após este período houve um gerenciamento da marca, redefinindo a estratégia em direção ao consumidor de classe média, com o aprimoramento dos produtos, investimento no público alvo, na comunicação, globalização e customização. Um de seus diferenciais é a qualidade da matéria-prima: a borracha sintética não solta às tiras, não deforma e não tem cheiro. Hoje em dia, seu foco é atender a todas as classes sociais com diversidade de preços e modelos (simples ou sofisticados), comprovando sua forte identidade entre as marcas Havaianas e a marca Brasil.
2. ELEMENTOS ESTRUTURAIS
A missão da empresa era de fabricar seu produto de maneira simples e durável, tinha como prioridade manter-se no mercado, atender seus clientes, que no caso, pertenciam ao mercado interno, e não agregava à sua administração quesitos diversificados para alcançar sua receita. Esta fase de estagnação sem inovação levou a empresa a problemas financeiros, e algo deveria ser feito rapidamente. Então, alterou a sua missão, inovou não apenas seu produto, como sua característica empresarial, adotou uma nova estratégia para dentro de sua missão sem eliminar sua principal origem que é a de fabricar suas sandálias, de forma a ser o melhor produto do mercado e exportar este produto, que agora faz parte de uma nova maneira de gerenciar a empresa. Procurou manter seu produto e sua marca e traçar objetivos para atingir o mercado mais exigente e lapidar o foco do planejamento.
3. TEMPO
Quando a empresa chegou com o resultado de que era tudo ou nada, uma corrida contra o tempo para solucionar a forte queda das vendas foi iniciada, somente com a realidade dos números apresentados foi possível estabelecer um planejamento geral, produção, qualidade, marketing, publico alvo, todos os setores sofreram interferência da nova