Tendencias liberal renovada progressista
A analise pontual e temporal da ESCOLA TRADICIONAL vai até 1932. Mesmo após a expulsão dos jesuítas pelo Marquês de Pombal de Portugal e de todas as suas colônias, a chegada de Dom João VI e toda sua corte em 1808, e a proclamação da República em 1889, a tendência educacional em nosso país em nada se modificou, permanecendo a ESCOLA TRADICIONAL por aproximadamente trezentos e oitenta e três anos.
Em 1932 iniciou-se um movimento com intenções declaradas de mudanças nas tendências do ensino do Brasil. Isso aconteceu no governo de Getúlio Vargas, era o início da ESCOLA NOVA, onde o professor não se comporta como o transmissor ativo e sim um facilitador de aprendizagem, onde o aluno é um ?ser ativo ? centro do processo de aprendizagem. Essa é uma escola democrática onde a escola é proclamada para todos.
A ESCOLA NOVA vai de 1932 até a instalação da ditadura militar em 1964 onde tem início a ESCOLA TECNICISTA, e o modelo americano é instituído em nosso pais. O professor é um técnico com eficiência e eficácia, e o aluno é um elemento para quem o