Tendencia pedagogica segundo libaneo
1.1 Tendência liberal Tradicional1.
2 Tendência liberal renovada progressiva1.
3 Tendência liberal renovada não-direta1.
4 Tendência liberal tecnicista
2. PEDAGOGIAS PROGUESSISTAS (CRÍTICAS)
2.1 Tendência progressista libertadora
2.2 Tendência Progressista Libertária
2.3 Tendência Progressista Crítico-Social dos ConteúdosA partir do esquema acima iremos descrever por tópicos com suas respectivas analises: As tendências Pedagógicas na prática escolar, dividindo-se em Pedagogia Liberal e Pedagogia Progressista, sendo a liberal subdividida em Tradicional, Renovadora, Progressista, Renovada não diretiva e tecnicista e a Progressista em Libertadora, Libertária e crítica social de conteúdos.
1. PEDAGOGIAS LIBERAIS
1.1 Tendência liberal tradicional:Segundo LIBÂNEO, a tendência liberal tradicional sustenta a idéia de que a escola tem por função preparar os indivíduos para o desempenho de papéis sociais, de acordo com as aptidões individuais. Isso pressupõe que o indivíduo precisa adaptar-se aos valores e normas vigentes na sociedade de classe, através do desenvolvimento da cultura individual.Devido a essa ênfase no aspecto cultural, as diferenças entre as classes sociais não são consideradas, pois, embora a escola passe a difundir a idéia de igualdade de oportunidades, não leva em conta a desigualdade de condições. Esta tendência é uma justificação do sistema capitalista. Difunde a idéia de igualdades de condições. Os procedimentos didáticos, as relações professor/aluno não têm nenhuma relação com o cotidiano do aluno e muito menos com as realidades sociais.
1.2 Tendência Liberal renovada ProgressivistaSegundo essa perspectiva teórica de Libâneo, a tendência liberal renovada progressivista (ou pragmatista) acentua o sentido da cultura como desenvolvimento das aptidões individuais A escola continua, dessa forma, a preparar o aluno para assumir seu papel na sociedade, adaptando as necessidades do educando ao meio