Telhado pagode
Telhado de inspiração oriental. Bastante inclinado, chega a 100% no início da queda e termina numa curva ascendente. A telha mais indicada é a japonesa.
Os telhados típicos de terracota, com suas pontas para cima, além de serem uma realização complexa, simbolizam na China a união entre o celestial e o terrestre. No Japão, persistiu-se na tradição arquitetônica chinesa para os templos budistas, o que não ocorreu com a arquitetura profana. Os materiais utilizados são os que o entorno natural oferece, no geral madeira e argila, e em algum casos também cobre e junco.
Origem do nome:
Esse tipo de telhado possui esse nome pelo fato de serem usados em Pagodes.
Pagodes são templos ou monumentos memoriais budistas, compostos por uma torre com múltiplas beiradas.
Tipos de telhados
Telhados planos são incomuns, enquanto telhados de duas águas são quase onipresentes na arquitetura chinesa tradicional. Três tipos de telhados podem ser encontrados:
1. Inclinado reto: Telhados com uma única inclinação. São os mais econômicos e mais difundidos entre a arquitetura mais popular.
2. Multi-inclinado: Telhados com duas ou mais seções inclinadas. São usados em construções de padrão mais elevado, desde a morada de populares ricos a palácios.
3. Curvo: Telhados com uma curvatura que se acentuam nas quinas. Este tipo de construção é reservado para templos e palácios, embora também possa ser encontrado na casa dos ricos. Em casos de edifícios de destaque as vigas são ricamente decoradas com figurinhas de cerâmica.
Estrutura
Uso de grandes vigas estruturais que fornecem o suporte primário do telhado do edifício. Vigas de madeira, normalmente grandes troncos, são usados como colunas, para suportar cargas, e vigas laterais que emolduram os prédios e sustentam os telhados. Estas vigas e colunas estruturais são exibidas com destaque sempre que economicamente possível.
As estruturas de madeira costumam ser construídas apenas na base do encaixe e de