Marketing
O marketing teve uma crescente importância dentro das organizações. No entanto, houve uma época em que este ramo não era considerado uma área especifica do conhecimento, tanto que sua aplicação ocorria somente na área comercial, ou seja, em vendas. É a partir de 1900 que começa a surgir o marketing como hoje é conhecido. Sua história é divida em fases e por isso há uma evolução histórica do conceito, que foi sendo alterado no decorrer do tempo devido ao papel que o marketing foi construindo dentro das organizações.
1. FORMAÇÃO HISTORICA DO MARKETING
Embora o Marketing tenha sua existência reconhecida a partir de 1900, é necessário compreender que tanto o seu desenvolvimento como o contexto no qual ele surgiu, deu-se em razão do desenvolvimento do. Ainda que esta forma de conhecimento seja dita como recente, desde o seu surgimento até os dias atuais, ela já sofreu inúmeras mudanças e transformações, pois acompanhou também as mudanças do mercado. E foi nos Estados Unidos, na década de 40, que a prática do Marketing despontou, em razão da necessidade de esforço adicional para incrementar as vendas.
É somente considerando-se o conjunto formado pelo contexto pré-histórico do Marketing (com suas práticas comerciais), pelos fatos marcantes que mudaram tanto a economia como a própria sociedade (como foi o caso da Revolução Industrial) que é possível compreender o aparecimento do Marketing.
1.1 Evolução Do Conceito
A palavra Marketing teve sua derivação do latim “mercare”, termo que se referia ao ato de comercializar produtos na Roma Antiga. Pode ser definido como um processo utilizado para atrair clientes, no qual são utilizadas estratégias de vendas, comunicação e desenvolvimento do negócio, buscando um relacionamento a longo prazo com eles para manter um produto ou serviço no mercado. Em meias palavras, pode-se afirmar que o Marketing em sua tradução literal, é o estudo de mercado, em que são utilizadas