anotacoes
A Allianz já batiza o estádio do Bayern de Munique na Alemanha.
Resumo: O Right Naming; Quando uma empresa paga para dar o nome a um estádio.
São feito uma negociação entre o clube com as marcas, elas pagam um certo valor com um terminado período. Para manter o seu nome (produto). Percebi –se que esse contrato é feito com bastante cautela, pois é uma compra de um certo lugar onde sua marca vai está em destaque no estádio. Com a intenção de manter seu marketing. São um conjunto no mundo do esporte a mídia, TV, rádio, Jornais estão envolvida nesse negócio.
Segundo a mídia local, O contrato fechado tem duração de 20 anos, conforme informações extraoficiais, com a possibilidade de renovação por mais 10 anos, totalizando o período que o estádio ficará sob a administração da construtora - depois, passa ao Palmeiras. O valor do negócio é estimado em R$ 300 milhões. A venda de naming rights funciona da seguinte maneira: entidade máxima do futebol brasileiro transfere os direitos comerciais da competição, que pertenciam à ela, à empresa compradora. Deste modo, esta empresa passa a ser a responsável pelos naming rights e pela publicidade do torneio.
Temos que evoluir muito ainda para que estabeleçam contratos de Naming Rigths de forma que todos ganhem, pois a Televisão é quem sustenta, hoje, o futebol no Brasil. Só em 2012 ela colocou no meio 1 Bilhão de Reais, distribuídos entre os clubes, CBF e Federações.
Esse valor significa um aumento de 44% em média sobre o valor investido em 2011, o que é muito.
Quem mais faturou com as cotas de TV em 2012 foram: o Corinthians com 154 Milhões, em 2º o São Paulo com 112 Milhões e em 3º o flamengo com 104 Milhões. Vale lembrar que além dos valores fixados, existe o repasse por volume de