Arquitetura China Jap O
HISTÓRIA DA ARQUITETURA E DAS CIDADES I
MANAUS
2014
UNIVERSIDADE NILTON LINS
SAMUEL S. SANTOS
HISTÓRIA DA ARQUITETURA E DAS CIDADES I
CHINA E JAPÃO
Trabalho apresentado ao curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Nilton Lins para composição de nota.
Professor: Marcelo Lasmar
Turma: Arq 025
MANAUS
2014
CHINA
Egito e Mesopotâmia tiveram suas civilizações desenvolvidas muito anterior a da China, no entanto a civilização chinesa se caracteriza por ter mantido o mais alto grau de continuidade da cultural ao longo de seus 4 mil anos.
Sob o comando de um imperador poderoso, e um governo unificado a china promoveu a uniformidade em muitas estruturas sociais como: planejamento urbano e práticas de construções, criando assim uma tradição na arquitetura incrivelmente estável.
- Habitações primitivas chinesas: A arqueologia fez alguns achados que ajudam a compreender a arquitetura primitiva na china, mas pouco se conhece do período antes de 2.000 a.C.
Esses achados arqueológicos ajudaram a criação de croquis de casas neolíticas na China, apresentando plantas retangulares e circulares conforme figura abaixo:
Casas neolíticas na China
Essas moradias apresentavam características como:
Apresentavam plantas circulares, tinham paredes externas de pau-a-pique revestidas, tanto por dentro como por fora, por uma espessa camada de argila que garantia o isolamento térmico.
O mesmo tratamento era aplicado à cobertura cônica truncada, que como a das casas retangulares, apresentava uma abertura no ápice para ventilação e era coberta por um telhado de duas águas feito com sapé.
A porta de entrada ficava recuada, aparentemente, algumas moradias tinham paredes ou divisórias internas.
Com o passar do tempo, as casas ficaram maiores, mas continuavam a manter o mesmo vocabulário arquitetônico – estrutura de madeira, reboco de barro e cobertura de sapé.
- Pagode chinês: Como arquitetura religiosa, o pagode que é um templo budista,