Telefonica
Os serviços de massa são caracterizados pelo baixo contato com o cliente, grau de personalização e autonomia; e também pelo alto volume de clientes por unidade e por período. Além de ter foco em equipamento, orientação para retaguarda e orientação para o produto. Tais serviços tem uma maior oportunidade de redução de custos com aumento do volume de clientes (economia de escala). A maior padronização implica numa maior produtividade, o que pode resultar na redução do preço cobrado aos clientes. O sucesso desse processo produtivo depende da flexibilidade da empresa, da capacidade de aperfeiçoar os padrões produtivos, de qualidade e atendimento personalizado ao consumidor final. A divisão do trabalho tende a ser bem definida e as organizações são caracterizadas por alto grau de formalização, cumprindo procedimentos e regras preestabelecidos.
Os Exemplos de serviços de massa são: o transporte coletivo urbano, os serviços de telecomunicações, os supermercados, os postos de gasolina, etc.
Sua vantagem é que atende uma grande clientela, o que tende a proporcionar mais lucro para a empresa, porém o motivo de ser uma grande empresa pode ocasionar desvantagens também, como por exemplo, se houver alguma falha no serviço, isso atingirá uma grande demanda o que surgirão muitas reclamações, um grande prejuízo e pode acabar falindo.
EXEMPLO : Telefônica
A telefônica S.A. é uma Empresa de telecomunicações com sede na Espanha, Madri, sendo uma das maiores companhias de telecomunicações fixas e móveis mundialmente. Operando há 87 anos, a empresa serve além da telefonia fixa e móvel (vivo); internet banda larga (speedy, terra) e serviço de televisão por assinatura (Xtreme).
Desde a liberalização do mercado de telecomunicações em 1997, com a venda das ações que o governo detinha da empresa e com a privatização total da mesma, a Telefônica se espalhou e hoje tem atuação em pelo menos 50 países, dos quais, em 20 países tem uma atuação expressiva, a exemplo