Teleco
CSTI ‐ Centro de Sistema e Tecnologia da Informação é o órgão responsável pelo Setor de Informática e das formas de acesso às Redes de Comunicação e Informação de toda a Instituição, e compreende a prevenção, a manutenção e previsão de todas as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) em uso dentro da
Faculdade.
Internet ‐ A conexão via Internet na Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde de Juiz de Fora – SUPREMA é fornecida pela Embratel através de um link dedicado de 2MB, que é proporcionalmente distribuído para os computadores da rede acadêmica e administrativa da Instituição através de um sistema de controle de banda realizado pelo Firewall.
Wirelles ‐ Ainda em fase de teste, disponibilizamos internet via wireless para o setor acadêmico.
Roteador ‐ O roteador (ou router) é um equipamento utilizado em redes de maior porte, tem a capacidade de escolher a melhor rota que um determinado pacote de dados deve seguir para chegar a seu destino.
Firewall ‐ É peça fundamental que protege a rede interna utilizando sistema que bloqueia, filtra e registra acessos. É responsável também por assegurar o tráfego entre a rede acadêmica e administrativa, segundo uma política de segurança pré‐definida, onde o sigilo e a segurança das informações é o principal foco.
Realiza o controle do conteúdo acessado na Internet, através de uma lista de sites e palavras proibidas, assim como relatório de acesso.
Backbone ‐ Conjunto de Hardwares e Softwares que juntos criam a espinha dorsal responsável por controlar toda a rede da Faculdade. A composição de todos esses equipamentos encontra‐se adiante.