Lista intro teleco
a) A eficiência de transmissão.
b) Este enlace é colocado em série com um segundo enlace, cuja taxa efetiva de transmissão é de 800 bps. Qual a mínima taxa de erro de bit permitida no primeiro enlace para que a comunicação ainda seja possível (ou seja, para que o nó que interliga o primeiro com o segundo enlace não se transforme em um gargalo)?
Respostas: 0,328 e 0,0001078
2. Para seu auxílio nesta questão seguem abaixo as expressões para o cálculo da eficiência dos protocolos Stop-and-Wait, Go-Back-N e Selective Repeat. Podemos afirmar:
a) A eficiência do Stop-and-Wait é sempre menor do que a eficiência do Selective Repeat.
b) O aumento da taxa de transmissão, mantendo os demais parâmetros constantes, diminui a eficiência nos protocolos Stop-and-Wait e Go-Back-N, mas não afeta o Selective Repeat.
c) Na ausência de erro na rede, os protocolos Go-Back-N e Selective Repeat se equivalem em termos de eficiência.
d) O aumenta da taxa de erro de bit, mantendo os demais parâmetros constantes, diminui a eficiência nos três protocolos,.
e) Todas as afirmativas acima.
onde R é a taxa de transmissão e os atrasos no enlace. P é a probabilidade do bloco chegar certo, ou seja P = (1 – p)n; p é a taxa de erro de bit; PE = 1 – P, é a probabilidade do bloco chegar errado.
Respostas: E
3. Deseja-se transmitir um arquivo com 10 Mbits em um canal com taxa de transmissão de 10.000 bps. O arquivo é transmitido em quadros contendo 10.100 bits (10.000 bits de informação e 100 bits de overhead). O tempo de propagação total é de 1 ms, o tempo para transmissão do ACK é desprezível e o protocolo utilizado é o Go-Back-N. A taxa de erro de bit no canal