Teleco
O Compartilhamento de antenas: Acha o compartilhamento das antenas uma economia momentânea, dado que as empresas já faziam um compartilhamento de frequências.
TIM+OI: É uma maneira de economizar Capex no curto prazo. Se dependesse delas, não haveria 4G no Brasil porque não estão com tantos recursos para realização de investimentos. No geral são as operadoras mais atrasadas na expansão da cobertura de 3g também.
4G: Vai levar um certo tempo para se tornar algo difundido no país, a tecnologia vai demorar a ser propagada pelo país. Quem “puxou” o Leilão do 4G no Brasil foi a Claro, pois é a estratégia de banda larga do Carlos Slim para a América latina. Atualmente, a Claro é a operadora que mais investe no Brasil.
Claro, NET e Embratel: A estratégia comercial da NET e Embratel estão indo muito bem. A Claro “patinou” bastante e tem um problema de margem, mas agora está se recuperando. No 2S2012 foi a empresa que mais cresceu no setor, sendo a 2ªoperadora em celulares pós-pago. Espera-se que a Claro tenha um ótimo resultado este semestre. A Claro deve recuperar mercado no ano de 2013. Quem mais ganhou com a saída do Valim na Oi foi a Claro.
Pré-pagos: Os desempenhos das operadoras em pré-pagos estão todas com adição líquida próxima de zero, com a claro crescendo.
Banda Larga: A questão do brasil no momento é a banda larga. A Banda larga por eletricidade no mundo não “pegou”, e o que “pegou” pela eletricidade foi apenas rede interna das casas. A telefônica está com uma estratégia de médio a longo prazo, e uma de suas vantagens no mercado brasileiro é que a Telefônica ESP tem um estrutura de cobre parecida com a presente no Brasil. O mesmo vale para a Portugal Telecom.
Sky: A Sky está buscando solução de banda larga e fixa, recentemente tentou comprar a GVT (sem sucesso). Está buscando parceria com rede fixa,