Tecnólogo em alimento
Santa Maria, RS, Brasil
2013
1. INTRODUÇÃO
Observando durante alguns dias a nossa vida ao redor, quase não percebemos as mudanças que ocorrem em pequenos organismos que estão dispostos em nosso ambiente, tanto no ar como nos próprios alimentos que consumimos, como por exemplo uma simples fatia de pão deixada alguns dias em contato com o ar. Nesse entremeio de tempo, ocorrem mudanças visíveis como coloração diferenciada, escurecida ou esverdeada devido ao aparecimento de microrganismos heterotróficos, mais conhecidos como fungos.
Mesmo com todo o conhecimento que a ciência já nos trouxe, no senso comum ainda não sabemos identificá-los, diferenciá-los ou até mesmo dar-nos conta do quanto nossa vida está ligada tanto com seus benefícios, quanto com os malefícios.
Neste trabalho, iremos aprofundar o conhecimento sobre os benefícios e malefícios destas estruturas necessárias para a manutenção da vida na Terra e tentar entender o seu funcionamento, como são, de que maneira estão relacionados conosco e qual a sua importância tanto para o homem quanto para a natureza.
2. OS FUNGOS E SEUS BENEFÍCIOS
Os fungos são benéficos; são importantes na cadeia alimentar porque decompõem vegetais mortos e por isso reciclam elementos vitais (TORTORA, 2005).Também são muito usados pelos homens como alimentos, medicamentos, na produção de álcool.
2.1. Benefícios para o Ser Humano
Vários produtos são elaborados pelos fungos. A Saccharomyces cereviceae é a levedura utilizada na produção do pão e também da cerveja, além de ser usada para a produção de etanol, quando não encontra oxigênio.
Ela é utilizada como base para muitas indústrias, principalmente na de panificação e de bebidas. Esse fungo é utilizado como fermento biológico, por liberar dióxido de carbono, na massa de pão, fazendo-a crescer.
No caso das bebidas alcoólicas produzidas pelo processo de fermentação, a