Tecnologia de Alimentos - Introdução
TECNÓLOGO EM ALIMENTOS
Fonte: Redação Brasil Profissões
O que é ser um tecnólogo em alimentos?
Tecnólogo em alimentos é o profissional formado em curso superior de tecnologia de alimentos, na área de beneficiamento e industrialização de alimentos. Esse profissional é quem planeja, elabora, gerencia e mantém os processos relacionados ao beneficiamento, industrialização e conservação de alimentos. Também é de responsabilidade desse profissional supervisionar as várias fases dos processos de industrialização de alimentos, desenvolver novos produtos, monitorar a manutenção de equipamentos, coordena programas e trabalhos nas áreas de conservação, controle de qualidade e otimização dos processos industriais do setor visando o desenvolvimento sustentável.
Quais as características desejáveis para ser um tecnólogo em alimentos?
Para ser um tecnólogo em alimentos é necessário que o profissional se interesse por todo o processo de produção dos alimentos, desde sua obtenção, até o consumidor final, bem como pelas suas características. Outras características desejáveis são:- responsabilidade- dinamismo- capacidade de observação- capacidade de organização- competência de liderança- fácil entendimento de processos- raciocínio rápido- metodologia- capacidade de lidar com as pessoas.
Qual a formação necessária para ser um tecnólogo em alimentos?
Para ser um tecnólogo em alimentos é necessário que o profissional seja formado em um curso superior de tecnologia de alimentos, conseguindo, assim, o diploma de tecnólogo. O tecnólogo, segundo Decreto 2208 de 17 de abril de 1997 deve ser considerado um profissional de nível superior e tem direito de realizar pós-graduação Stricto Sensu (mestrado e doutorado) e / ou Lato Sensu (especialização). Tal modalidade de curso visa à formação de profissionais especializados em campos específicos do mercado de trabalho, por tal razão seu formato é mais compacto e sua