Marketing Estratégio
FACIHUS- FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS
3º PERÍODO DE ADMINISTRAÇÃO
MARKETING ESTRATÉGICO
PROFESSOR: NORIVAL
ALUNOS: ADEMAR E ROSANE
MONTE CARMELO
2012
Complete ao produtor de leite vender a indústria de laticínios uma matéria-prima de excelente qualidade bem como compete a indústria de laticínios beneficiar o leite e vender ao consumidor um produto lácteo seguro, nutritivo e saboroso. Para que este processo seja eficaz, os estudos relacionados a melhoria da qualidade do leite deve ser contínuos.
A busca pela Gestão da Qualidade por parte das empresas está cada vez mais associada ao alcance de posição competitiva dentro de um mercado de concorrência acirrada e diante de consumidores cada vez mais exigentes. No caso específico da indústria de laticínios, o ambiente mostra que a procura por vantagem competitiva se faz cada vez mais necessária, dada as mudanças recentes ocorridas no setor.
A importância da busca e manutenção da qualidade do produto além da fronteira física da empresa de processamento é prática necessária e que deve ser ressaltada, considerando-se duas situações. A primeira diz respeito a procedimentos na cadeia de produção que não façam parte do elo de processamento (indústria). A outra questão diz respeito a procedimentos que, mesmo acontecendo fora dos limites da planta produtiva, são de responsabilidade da empresa processadora.
Partindo dessa premissa, pode-se dividir as atividades de um laticínio em três tipos principais: coleta do leite, processamento e distribuição dos produtos finais.
Para o caso do leite e derivados, a gestão da Qualidade assume grande importância, dada a perecibilidade do produto, seja como matéria-prima, seja como produto final.
Dois pontos são críticos no que diz respeito à qualidade do produto, sendo estes:
1) A qualidade na coleta do leite: a importância do papel do carreteiro, responsável pela coleta do