Artigo Contabilidade
Nos últimos anos, o contabilista era visto como pessoa responsável pelas demonstrações, registros e controles de uma empresa.
Porém, com a dinâmica imposta pela globalização e as alterações diárias de fatores tecnológicos, sociais e políticos o contador passou a exercer uma nova função: a análise e a interpretação dos dados obtidos, que devem ser feitos de maneira clara e honesta evitando o uso de ilusionismo financeiro, visto que essas novas tarefas são indispensáveis para melhor desenvolvimento e segurança dos processos de gestão de uma empresa.
Durante este artigo será citado o caso de três empresas que não seguiram os princípios éticos e que tiveram que passar por uma série de escândalos.
PROBLEMA
O papel do contabilista é muito discutido na atualidade, devido ao grande avanço da ciência computacional: uma máquina hoje pode perfeitamente assumir a tarefa das demonstrações, registros e controle. Contudo precisamos de um ser capaz de lidar com a dinâmica imposta pela globalização e a decorrente alteração tecnológica, social, política, etc.
Diante desse contexto, como conseguimos relacionar a ética com a contabilidade?
OBJETIVO GERAL
Analisar os efeitos causados por uma organização quando não se segue os princípios éticos.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Demonstrar a importância do código de ética da profissão.
Apontar a responsabilidade adquirida com terceiros ao exercer a profissão.
Identificar o risco assumido ao escolher desobedecer o código de ética.
JUSTIFICATIVA
A pesquisa tem como finalidade ligar a contabilidade à ética levando em consideração que os bens mais valiosos para qualquer pessoa física e jurídica são credibilidade e reconhecimento. Contribuindo para que a classe contábil entenda que seu comportamento pode gerar consequências futuras na sociedade, sejam elas boas ou ruins.
METODOLOGIA
Na elaboração do presente trabalho o autor adotou a pesquisa empírica de natureza qualitativa, utilizando dos resumos de notícias