Técnico em Radiologia e Áreas de Atuação
LVFB2
RESUMO
Em 1895, durante um experimento em seu laboratório, Wilhelm Conrad Roentgen descobriu um tipo de radiação capaz de atravessar diferentes tipos de material, e desde então não parou até concluir suas teorias sobre essa nova tecnologia que estava diante dele. Após a divulgação de seu estudo, o uso dessa radiação foi utilizado inicialmente para obter uma radiografia de pesos dentro de uma caixa, porém, meio ano depois, sua descoberta já era utilizada por medicos no diagnostic de soldados baleados.
Hoje, diferente do que o senso comum acredita, o trabalho do profissional de radiologia abrange um grande leque de atuações além da área da saúde. Todas as áreas de sua atuação são de grande importância para a sociedade e para a ciência e os profissionais necessitam de formação adequada e de segurança para que possam inserir-se no mercado de trabalho, estando expostos à radiação e lidando com sua segurança pessoal e de terceiros.
PALAVRAS-CHAVE: área de atuação; técnico em radiologia; radiação; tecnólogo em radiologia.
O profissional na área de radiologia é de suma importância em diversas áreas dentro de uma sociedade. Além das mais divulgadas e conhecidas, como diagnóstico através de imagens captadas por raios x, atua no setor industrial de alimentos e medicamentos, na engenharia civil e de aviões, com pesquisas científicas e na fiscalização de aeroportos e rodovias.
Art. 1º - Os preceitos desta Lei regulam o exercício da profissão de Técnico em Radiologia, conceituando-se como tal todos os Operadores de Raios X que, profissionalmente, executam as técnicas: I - radiológica, no setor de diagnóstico; II -radioterápica, no setor de terapia; III - radioisotópica, no setor de radioisótopos; IV -industrial, no setor industrial; V - de medicina nuclear. (BRASIL, 1985). O início dessa trajetória foi em 1896, quando Wilhelm Conrad Roentgen, descobriu um tipo de raio capaz de