Áreas de atuação do técnico de radiologia
Com a modernização e evolução, o trabalho do técnico em radiologia ganha mais espaço, principalmente com a modernização dos equipamentos, não só da área médica, mas na indústria de alimentos, indústria de peças e outros setores como aeroportos, que necessitam deste profissional.
O que é ser um técnico em radiologia?
Técnico em radiologia é o profissional da área da saúde que realiza exames na área de radiologia, ou seja, que produz imagens internas do corpo humano através de uma máquina de Raios-X convencional, com o objetivo de diagnosticar problemas ou avaliar as condições do paciente. Suas funções compreendem a preparação, a programação e a operação do sistema de imagens, a preparação do paciente e, muitas vezes, a produção de um relatório descritivo preliminar. Cabe também a esse profissional garantir a segurança do paciente e da equipe de exames, uma vez que a radiação emitida pela máquina é prejudicial à saúde humana.
Características necessárias para ser um técnico em radiologia
Para ser um técnico em radiologia é necessário que o profissional se identifique com as ciências biológicas. Outras características interessantes são:
✓ responsabilidade ✓ autocontrole ✓ Capacidade de observação ✓ Capacidade de organização ✓ metodologia ✓ Capacidade de trabalhar em equipe ✓ dinamismo ✓ agilidade ✓ Ser cuidadoso
Qual a formação necessária para ser um técnico em radiologia?
Para ser um técnico em radiologia é necessário diploma em curso ou escola técnica de radiologia, reconhecida pelo MEC (Ministérios da Educação e Cultura). O curso é composto por aulas teóricas, práticas e estágios, e visa à formação de um profissional apto a operar máquinas de radiologia convencional, radioterapia, de TAC (tomografia computadorizada), de ressonância magnética, de tomografia, entre outras. É muito importante que o profissional se atualize constantemente através de cursos e