Periodo neoclasicismo
No meado do século XVIII surge um novo movimento cultural, o Neoclassicismo, esse movimento influenciou na vida social da época, surgindo na Europa o ele se define com o retorno cultural da antiguidade clássica, fazendo a adaptação no devido momento. O nascimento dessa nova corrente foi pela insuficiência do barroco nas suas formulas e a intolerância da expressão contida nela como o seu exagero, sua futilidade e outros, o neoclassicismo vem com intuito de mudar essa visão, restaurando os modos da cultura clássica, visando a valor racional, formalismo, harmônico e esta ligado à decadência da igreja focalizando nas idéias do iluminismo.
O período barroco, que começa no século XVI a meados XVIII, começa a entrar em decadência e surge o setecentismo com base nas idéias dos iluministas, deixando o exagero e futilidade do barroco priorizando o saber, o conhecimento, focaliza o progresso do conhecimento humano. O retorno da concepção das idéias clássicas não foi por acaso, elas tinha como principio fundamento o homem e a conhecimento princípios que identifica o iluminismo. Depois da contra-reforma da igreja a população fica na situação de manter os princípios adotados pela igreja ou vive as idéias do racionalismo renascentista começa a pregação das formas clássicas e a transformação da cultura, modos, da área política e governo.
Dentro desse período se destaca os enciclopedistas onde Rousseau, Voltaire, Montesquieu que acreditava na melhoria social divulgado o saber focalizava no racionalismo, concepção cientifico do mundo que através das publicações da suas sabedoria motivaram a aplicar suas idéias em suas vidas na sociedade.
Na literatura setecentista continha a formalidade clássica baseada nas teorias de Horácio e Aristóteles, sua estética tinha que ser verossímil o crível, em princípios não se focalizava o exagero, na qual, a literatura se envolvia com a verdade possível que a expressão deveria ser racional a natureza para se manifestar