serviço social
Os fundamentos que sustentaram o surgimento das escolas de reforma no Brasil
The elements that supported the emergence of reform schools in Brazil
Viviani Yoshinaga Carlos
Silvia Alapanian
Resumo:
Neste ensaio, apresentamos os fundamentos ideológicos que derem sustentabilidade para a elaboração e organização das primeiras Escolas de Reforma no Brasil.
Precursoras do modelo de socioeducação que temos nos dias de hoje, essas Escolas foram idealizadas a partir dos estudos de médicos e juristas brasileiros, no início do século XX, que justificaram a necessidade de intervenção do Estado face à criminalidade da infância e da adolescência pobres do país, ao defender uma ideia de educação articulada à justiça e à assistência.
Palavras-chave: socioeducação; educação; assistência; Escolas de Reforma.
Abstract:
In this paper, we present the ideological elements that give sustainability to the preparation and organization of the first Schools Reform in Brazil. Precursor model socioeducation we have nowadays, these schools were developed from studies of doctors and lawyers Brazilian early twentieth century, justifying the need for state intervention in the face of crime of childhood and adolescence poor country defending an idea articulated justice education and assistance.
Keywords: socioeducation; education; assistance; Schools Reform
Introdução
Nossa intenção é compreender e discutir os aspectos históricos que demarcaram a política de atendimento a crianças e adolescentes no Brasil, com o objetivo de aprofundar as questões ideológicas que fizeram surgir o conceito de socioeducação, isto é, um tipo de abordagem ou enfrentamento da questão da criminalidade infanto-juvenil que articula educação, assistência social e punição. Encontramos elementos para essa reflexão em um
Mestre em Serviço Social e Política Social pela Universidade Estadual de Londrina. Docente do curso de Serviço
Social da