Tecnologia e processos
A tecnologia tem um papel fundamental no estudo dos processos empresariais. Ela influencia tanto a forma de realizar o trabalho como a maneira de gerenciá-lo. Muitas vezes, o processo obedece a uma seqüência estrita de atividades, ditada pela sua tecnologia característica ou pela própria lógica do trabalho.
A fabricação de produtos como bicicletas, camisas e livros se dá por meio de processos industriais cujas atividades devem ser realizadas em sequência estrita. O fluxo de atividades do processo pode ser linear ou não, dependendo exatamente da tecnologia empregada na sua execução. Nos fluxos não-lineares as atividades podem ser realizadas em paralelo ou sem que obedeçam a uma seqüência predeterminada.
O impacto da tecnologia na realização do trabalho abrange desde alterações na forma de realização do trabalho individual até a maneira pela qual as empresas trabalham juntas em processos inter organizacionais, passando pela redefinição da maneira pela qual os grupos de pessoas realizam suas tarefas grupais (GONÇALVES,1993).
O desenvolvimento da chamada disciplina de processo, foi ocasionada com a preocupação dos processos empresariais. Essa disciplina, quando utilizada de forma sólida na empresa, permite que os funcionários adotem maiores responsabilidades nas suas atividades, realizando modelos mais eficientes na execução do trabalho, ajustando e melhorando os meios de comunicação e produção. (GONÇALVES, 2000)
Entre todas as tecnologias usadas nas empresas, a de tecnologia da informação é a que tem maior importância na abordagem dos processos. Sua utilização nas tarefas e na execução dos processos pode ser aplicada em diversas atividades de apoio e de gestão desses processos: observação do processo, automação na execução e na gestão do processo, monitoração do desempenho entre outras. Por esse, entre outros motivos, as empresas estão investindo com a aplicação de TI nos processos mais importantes, a fim de aperfeiçoar seu