Tecnologia de Processos
O avanço tecnológico nas últimas três décadas mudou radicalmente muitas operações de produção de bens e serviços e ao que tudo indica o ritmo desse desenvolvimento não está diminuindo. Como exemplo desse desenvolvimento tecnológico pode-se citar a criação do e-commerce que permitiu a criação de um canal completamente novo de comunicação entre fornecedores e clientes aumentando o alcance do fornecimento, assim como sua agilidade. Outro exemplo é o da automação industrial em linhas de produção contínua que possibilitou um grande aumento de produtividade e redução de custos com mão de obra.
Existem três tipos de tecnologia de processos: tecnologia de materiais, de informações, de consumidores.
Independente da tecnologia a ser empregada, o gerente de produção precisa ter o conhecimento do que as novas tecnologias que surgem podem fazer de diferente, como elas funcionam, que vantagens essa tecnologia pode agregar na produção e que limitações ela pode impor à operação. Cabe ao gerente de produção tomar a decisão de implantar ou não uma nova tecnologia e para realizar a escolha, ele deve avaliar alguns critérios como o impacto que a tecnologia trará em cada um dos cinco objetivos de desempenho, nos recursos das operações nos recursos financeiros da organização. Ao longo desse trabalho serão apresentados os tipos de tecnologia de processos (materiais, informações, consumidores e integrantes) e exemplos de cada um deles, as dimensões da tecnologia (automação, escalabilidade e grau de acoplamento) e os critérios de escolhas de tecnologias.
2. TIPOS DE TECNOLOGIA DE PROCESSOS
Segundo Slack (2008) tecnologia de processo é o conjunto de máquinas, equipamentos ou dispositivos que ajudam as operações a criar ou entregar produtos ou serviços.
Alguns tipos de tecnologia não são diretamente ligados à produção de bens ou serviços, mas possuem papel de grande relevância facilitando o processo de transformação direta dos inputs. Esses tipos de