Tecnologia do processo
Instituto de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis – ICEAC
Curso de Administração – Disciplina de Administração da Produção I.
tecnologia de processos
O que é, como funciona e seus tipos.
Fabiana Almeida de Almeida Matrícula: 40.168
Patrícia Vieira de Oliveira Matrícula: 40.131
Rony Pereira Machado Matrícula: 40.150
Rio Grande/RS, junho de 2010.
Tecnologia de Processo
As tecnologias de processo são assim definidas por Slack et al. (1996 pág. 252):
[...] são as máquinas, equipamentos e dispositivos que ajudam a produção a transformar materiais e informações e consumidores de forma a agregar valor e atingir os objetivos estratégicos da produção. Máquinas de fax, computadores, telefones móveis, ordenhadeiras mecânicas, robôs, aparelhos de radiologia, colheitadeiras combinadas, aviões, retroprojetores, scanners de reconhecimento de caracteres ópticos, máquinas-ferramentas e máquinas de lavagem de carros são todos exemplos de tecnologia de processo. Todas as operações utilizam tecnologias de processos, mesmo as de trabalho humano mais intensivo. Pode ser somente um telefone, mas ajuda a processar seus recursos transformados e fazendo isso, adiciona valor.
Corrobora com o autor a afirmação de Gaither e Frazier (2002 pág. 143), referindo-se ao uso da tecnologia pelas empresas:
O uso da tecnologia para obter vantagem estratégica não se limita aos fabricantes. Os avanços nas tecnologias de computação e informação têm permitido que muitas organizações de serviço tirem proveito da tecnologia para se tornar mais competitivas.
Tipos de Tecnologia de Processos
1. Automação
A automação é assim definida segundo Gaither e Frazier (2002 pág. 145): “No passado, automação significava a substituição do esforço humano por esforço de máquina, mas a tecnologia de produção há muito superou esse antigo conceito. O uso do termo