tecnologia dos alimentos
Funções do Zinco no organismo:
Aproximadamente 100 enzimas dependem do zinco para realizar reações químicas vitais, ou seja, diversos aspectos do metabolismo celular são dependentes do zinco. Esse mineral tem papel importante no crescimento, na resposta imune do organismo, na função neurológica e na reprodução.
Além dessas funções, o zinco ainda atua na estrutura das proteínas e membranas celulares. O micronutriente também está envolvido na síntese de hormônios e na transmissão do impulso nervoso.
Quando a falta de zinco acontece, surgem sintomas como déficit de crescimento, diarréia crônica, atraso da maturidade sexual, pouco apetite e deficiência do sistema auto-imuneO zinco é um componente essencial do sítio ativo de muitas enzimas e desempenha uma função essencial em centenas de processos corporais. Esse mineral é necessário até mesmo para o funcionamento adequado do sistema imunológico, o zinco pode até ajudar no tratamento de doenças mais graves como a AIDS, e ainda artrite reumatóide, lúpus, fibromialgia e, possivelmente, esclerose múltipla.
O nosso organismo não produz zinco, sendo assim é preciso fontes externas para seu suprimento, está presente em maiores quantidades na farinha de trigo integral, nozes, ovos, água potável. Outras boas fontes de zinco são carnes bovinas, peixes, aves, leite e derivados, mariscos, feijão.
A falta de zinco acarreta sintomas como atraso no crescimento celular, diarréia crônica, atraso da maturidade sexual, pouco apetite e