Tecnismo na educação
PORTFÓLIOS
Em 2006, o portfólio foi implantado na Rede Municipal de Santos como instrumento de avaliação. A proposta inicial foi de um ano de experiência com os formulários criados por um grupo de educadores da Secretaria Municipal de Educação. A partir deste momento, cada UME poderia, de acordo com a sua realidade, adaptar ou criar novos formulários que retratassem o processo de desenvolvimento dos alunos.
A partir de 2007, as UMEs tiveram autonomia para produzir os portfólios de acordo com suas especificidades. Essas experiências foram compartilhadas em mostras realizadas anualmente. É importante que cada Unidade proponha o portfólio adequado à faixa etária/turma atendida. Quanto maiores as crianças, mais participação terão na produção do portfólio. Já para os alunos de 0 a 3 anos, é de extrema importância que a observação de seus avanços seja registrada periodicamente pelos profissionais da educação*. Os avanços para essas crianças ocorrem de forma muito rápida e são ligados ao desenvolvimento físico, emocional, social e à linguagem oral.
Profissionais da Educação Infantil (PEI) – Professores Substitutos de Educação Infantil (PSEI) e Educadores de Desenvolvimento Infantil (EDI) Orientação aos Coordenadores
1)Defina como serão organizados os portfólios da Unidade. Lembrando que para ele possuir um valor avaliativo no desenvolvimento dos alunos e servir como instrumento de reflexão da prática pedagógica do Profissional da Educação Infantil, é necessário que seja individual, ou, no máximo, por turma. Esses documentos deverão ser apresentados à Equipe DEPED/SEDUC, assim que forem definidos e ao longo do processo.
2) Elabore, junto aos profissionais, formulários que facilitem o registro das observações realizadas. - Carta aos pais informando a utilização/ importância do portfólio como instrumento de avaliação do processo de desenvolvimento infantil;
- Circular com normas sobre funcionamento da UME;
- Acompanhamento das