brasil e a educação conteporanea
Brasil:Educação conteporânea,cap11.
Introdução
As discussões pedagógicas no Brasil, iniciou-se no final do Império, após a proclamação da República.
Com as novas ideias sob a influência direta das pedagogias européias e norte-americanas, inicialmente com a divulgação do método intuitivo e com o embate entre a pedagogia tradicional, e o ideário positivista, que defendia a laicidade do ensino.
No século XX houve também a difusão das ideias anarquista e comunistas. Nesse período os escolanovistas buscavam atender às novas necessidades de um país cada vez mais urbano e industrializado
No Brasil ocorreu o movimento escolanovistas, representado por educadores como Anísio Teixeira e outros que trouxeram uma influência renovadora.
Não se tratava, porém, de um grupo homogêneo do ponto de vista ideológico, e ficou claro com a virada política do estado novo: Paschoal Lemme e Hermes Lima eram socialistas. Anísio Teixeira e Fernando de Azevedo eram liberais.
1- No século XX foi marcado por transformações cruciais em todos os pontos de vista -social,político,econômico e cultural. Na primeira república da era vargas e a queda da monarquia em 1889 que durou até 1930; foi onde o feudalismo deu autonomia aos estados, criando distorções com o crescimento desigual que favoreceu são paulo,rio de janeiro e minas gerais.O périodo da Primeira República chamada também,República Velha, República Oligárquica(governo de poucos),República dos Coronéis,República do Café. Após veio a primeira guerra mundial(1914-1918)começou a lenta mudança do modelo econômico agrário-exportador,um surto industrial deu início a nacionalização da economia e com a redução de importações surgiu uma burguesia industrial urbana;com todos os acontecimentos surgiu na década de 1920 movimentos de contestação,revoluções fundado pelo partido comunista no Brasil em 1922,desse revoltos saiu coluna prestes,marcha guerrilheira que percorreu o territoriio brasileiro de