Portif Lio Daniela
1356 palavras
6 páginas
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO nome do cursonome do(s) autor(es) em ordem alfabética
SUMÁRIO
1.INTRODUÇÃO 3
2.REFERENCIAL TEÓRICO ......................................................................................3
2.1 Breve Histórico da Educação Especial no Brasil ............................................3
2.2 EDUCAÇAO ESPECIAL, UMA VISAO ANTIGA Á CONTEPORANEA............4
4 CONCLUSÃO ..........................................................................................................6
REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS ..........................................................................6
1 INTRODUÇÃO
Ao longo de toda a história educativa, a inclusão social, sofreu por uma busca de espaço e direito. O Brasil apesar de apresentar rígidas leis com relação à inclusão ainda revela situações de descasos em uma erradicação de direitos com os diferentes.
As marcas históricas e culturais do fenômeno deficiência sempre foram marcadas por forte rejeição, discriminação e preconceito. Há muitas décadas atrás existiam fortes rejeições contra a desigualdade social. Os deficientes eram excluídos do convívio social, principalmente das escolas, pois eram visto somente por equipe médicas e tratamentos clínicos. O trabalho a seguir, tem como objetivo realizar um resgate da história e analisar a transição do paradigma da educação especial no modelo segregado a perspectiva da educação inclusiva no Brasil, fazendo uma reflexão críticas e acompanhando as conquistas e mudanças ocorridas ao longo das décadas.
2.REFERENCIAL TEÓRICO
2.1 BREVE HISTÓRICO DA EDUCAÇAO ESPECIAL NO BRASIL
Por muitos anos a Educação Especial foi tema de debates e discursões sobre sua decadência e busca por melhoria. Entender a essência dos alunos com necessidades especiais e garantir ao acesso a rede regular de ensino foi e continua sendo uma luta constante. Para Glat e Mascarenhas,2005 nos afirma que nos anos