tecnico
CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS, BIOLÓGICAS E AMBIENTAIS
GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE PESCA
2ª. PROVA DE AVALIAÇÃO DOS CONHECIMENTOS
DISCIPLINA: Oceanografia
Data: 14/10/2013
Nome do aluno: Bruna Karine Sacramento Alves
1. Se compararmos a biodiversidade da Mata Atlântica ou da Grande Barreira de Corais com a biodiversidade dos estuários, qual a conclusão? Temos maior ou menor biodiversidade? Por quê?
Em relação à biodiversidade nos estuários ela é menor do que se comparada a outras biodiversidades como da Mata Atlântica ou da Grande Barreira de Corais. Mas no que diz respeito à produtividade, esta é maior em áreas estuarinas por ser um ambiente de transição entre a água continental e a marinha e ao grande aporte de nutrientes orgânicos despejados pela desembocadura de rios.
2. Qual a principal dificuldade da vida nos estuários?
A principal dificuldade da vida nos estuários é suportar a grande variação de salinidade e outros parâmetros físico-químicos da água (pH, temperatura, turbidez, oxigênio dissolvido, regime de cheias/baixas nos rios).
3. Qual a principal adaptação dos vegetais para a vida nos mangues e estuários?
A principal adaptação dos vegetais para a vida nos mangues e estuário são as raízes não profundas que se espalham e envolvem os troncos; e o desenvolvimento de suas estruturas respiráveis em solos lodosos, os pneumatóforos. Raízes com grande quantidade de carboidrato, acúmulo de água, redução no número de estômatos e superfícies reduzidas e algumas espécies possuem uma glândula que secreta sal.
4. Nas regiões de baixa latitude a vegetação dos estuários é do tipo MANGUEZAL enquanto nas regiões temperadas a vegetação dos estuários é do tipo MARISMA.
5. O tamanho dos grãos de areia e a inclinação da praia dependem do o que? Qual a praia com mais vida, com areia fina ou areia grossa, por quê?
Em seu movimento de onda, a água carrega consigo os grãos de areia menores, mas não