tecnicas pedagógicas
O que tenho verificado ao longo destes programas, é que a maioria destes “empreendedores” se mostram ativos e confiantes nas suas ideias, com metas e objetivos bem definidos, fortemente orientados para o trabalho, na maioria das vezes muito persistentes e resilientes quanto aos obstáculos que lhes têm vindo a surgir desde a data em que decidiram apostar a vida deles ou até mesmo a de familiares num projeto que julgam ser o projeto da vida deles, aquilo que sonham realizar e que consideram que puderá vir a ter rentabilidade ou que já é rentável no momento.
No entanto, e tendo em conta, os projetos que são aprovados e os que não têm aprovação ou investimento por parte dos avaliadores é que existe uma caraterística nos aprovados que se demarca claramente : a capacidade de ver aquilo que os outros não vêm ou que outros viram mas que não deram importância, não considerando aquela ideia ou produto rentável. Ou seja, enxergam oportunidades de negócio onde ninguém as vê.
Posso dar como exemplo, um homem de média idade, solteiro a viver sozinho, que certo dia porque tinha a sua casa toda desarrumada e ía receber os amigos para ver futebol, decidiu criar velas aromáticas com cheiros masculinos, porque todos os cheiros associados a velas perfumadas ou similares são realmente bastante femininos.
O seu projeto foi de tal forma inovador, que a sua ideia foi logo facilmente vendável.
Na minha opinião, a carateristica mais relevante num empreendedor é ser acima de tudo um visionário, ter a capacidade de criar algo de novo ou reformular