GESTÃO ESCOLAR E COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA DE EJA/ESCOLA TÉCNICA
16178 palavras
65 páginas
INTRODUÇÃOApresentar e defender uma teoria, especialmente, onde diversos atores trabalham interligados buscando atingir um determinado objetivo, quase sempre culmina com a quebra de algum paradigmas. Na educação e na Gestão não pode ser diferente. Todos os dias novos pressupostos surgem e rechaçam ou corroboram para teorias já apresentadas.
A educação de Jovens e Adultos pela sua especificidade constitui um grande desafio para os gestores e supervisores escolares, pois, há a necessidade de manter o aprendente sempre motivado, e para isso, se faz necessário professores, competentes e conhecedores deste tipo de público. Um sistema que funcione, uma vez que o aprendente busca uma pseudofacilidade para termina esta faze dos seus estudos, por via supletiva. Educadores motivados, e aí, se encontram a tríade: Bons salários, equipamentos, para realizar o trabalho e quantidade razoável de alunos.
O Gestor e o supervisor escolar vai ter que equacionar este problema e colocar na ponta do lápis para conseguir, ao mesmo tempo, agradar ao aluno, que paga pelos serviços. Contemplar aos docentes e obter lucro, com o serviço prestado.
O estudo do processo que envolve a prática educativa, a gestão e sua importância no ensino-aprendizagem dentro da realidade de Jovens e Adultos constitui o objeto deste trabalho. A compreensão das minúcias, metodologias e dos recursos utilizados na realidade da EJA, bem como, buscar atender o princípio da adequação destes pressupostos à realidade cultural e intrínseca destes aprendentes que além, de serem extemporâneos, fazem parte de um universo de boa parte da população brasileira.
Para entender o funcionamento da Educação de Jovens e Adultos, há de se parte do pressuposto de que, tudo relacionado com metodologias aplicadas a EJA tem ser diferenciadas, uma vez que o público é diferenciado, toda a estrutura que vai da mídia a ser colocada, até a linguagem que será utilizada em sala de aula devem acompanhar a realidade