Controle de nível
CURSO TÉCNICO EM AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL
JACKSON RODRIGO BILINSKI
PROJETO DE PESQUISA
CONTROLE DE NÍVEL AUTOMÁTICO
CANOINHAS – SC
2013
JACKSON RODRIGO BILINSKI
PROJETO DE PESQUISA
CONTROLE DE NÍVEL AUTOMÁTICO
Projeto de pesquisa apresentado ao curso Técnico em Automação Industrial do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – SENAI.
CANOINHAS – SC 2013
LISTA DE ILUSTRAÇÕES
LISTA DE TABELAS
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO
O controle de nível automático é muito importante em processos industriais. Em vários casos um controle preciso e eficiente é o principal fator para o sucesso produtivo, pois esse sistema reduz os possíveis erros causados por um controle manual.
Em ambientes industriais, muitos processos necessitam que os níveis de líquidos sejam mantidos nos patamares desejados para o sucesso da produção.
A forma de medir o nível de um produto depende do tipo de produto que se deseja medir. Deve ficar atento nas diversas formas básicas de medição de nível utilizando métodos diretos e indiretos.
A medição direta pode ser feita medindo diretamente a distância entre o nível do produto e um referencial previamente definido. Neste tipo de medição podemos utilizar a observação visual, como por exemplo, réguas, gabaritos, visores de nível, boia ou flutuador, ou até mesmo através da reflexão de ondas ultrassônicas pela superfície do produto.
Na medição indireta, o nível é medido indiretamente em função de grandezas físicas a ele relacionadas, como por exemplo, pressão (manômetros de tubo em U, níveis de borbulhador, níveis de diafragma, células de pressão diferencial, etc.), empuxo (níveis de deslocador) e propriedades elétricas (níveis capacitivos,