Tecnicas de negociação
ANGELA DE LIMA GAEDICKE - 354159
AMANDA AZEVEDO DO AMARAL – 378526 ELIANE CLARA ARNHOLD – 374440 EUNICE LAUTERT – 378539 JÉSSICA HANICH – 350975 PAMELA GOMES FERREIRA - 357765 PAULA TOEBE GRINGS – 374444
PROFª: Ma. MARIA RENATA MACHADO GARCIA DALPIAZ
PROFª: TUTORA WILSIENE COSTA
TÉCNICAS DE NEGOCIÇÃO
ROTEIRO DE PREPARAÇÃO PRA NEGOCIAÇÕES SALARIAIS
PÓLO TAQUARA/RS, DE JUNHO DE 2012.
RESUMO
Historicamente, a negociação tem sido considerada um processo intimidante, frustrante e opressivo, principalmente se utilizada como ferramenta para resolver desentendimentos pessoais ou de negócios, pois acaba por mexer com as nossas emoções e percepções – questões subjetivas, as quais nos causam muito desgaste. Por conta desse enfoque, sustentado anos e anos, muitas pessoas deixam de negociar, acreditando que essa condição seria prerrogativa de negociadores habilidosos, que sabem preservar suas emoções, valendo-se de comportamentos frios e impessoais. O certo é que, sem nenhum conhecimento técnico, ou de forma atabalhoada, negociamos o tempo todo. As únicas situações em que não podemos negociar são as que envolvem o nosso nascimento físico e, posteriormente, o nosso nascimento para o mundo espiritual.
Uma das bases que os negociadores utilizam é o Roteiro para negociações salariais, pois é nele que conseguem fazer um planejamento para um aumento salarial. Desse modo há alguns pontos em que os negociadores devem estar atentos, antes de fazerem seu roteiro salarial: estar bem preparado e informado; ter firmeza; ser prudente; controlar a sua ansiedade; primeiro a empresa; perguntar-se, Quanto você tem em mente? ; comece com o tom certo; tenha sempre uma carta na manga; deixe claro seu interesse com a proposta; foque em um critério para a negociação. Herb Cohen diz que negociação é o uso da informação e do poder, a fim de influenciar o comportamento dentro de uma “rede de tensão”.
PALAVRAS-CHAVE: NEGOCIAÇÃO; ROTEIRO