Tecnicas de negociação
Técnicas de negociação são processos de comunicação eficiente baseados na coragem de enfrentar desafios, com a globalização e a competição, as trocas ficam mais complexas, então há necessidade de técnicas de negociação para que a empresa possa sobreviver no mercado.
Para que a técnica de negociação tenha êxito alguns fatores devem ser levados em conta: habilidades pessoais, planejamento e organização, treinamento e disciplina, auto-desenvolvimento, visão, determinação, inovação, alianças, flexibilidade e adaptabilidade, são alguns fatores que levam uma negociação a ter êxito.
Há muitos estudos a respeito das técnicas de negociação, mas nenhuma é mais eficiente do que a exploração da intuição, do conhecimento da linguagem corporal e da criatividade no cultivo aos clientes. As negociações devem superar as expectativas do cliente e qualquer diferencial pode conquistar fidelidade e aliados fixos que auxiliam no marketing de produtos e serviços.
Objetivos comuns, valorização de opiniões, a confiança na própria habilidade, o compromisso sério ao trabalho e compartilhar a motivação tem boa eficiência em uma negociação. A melhor negociação é quando todos que estão envolvidos na mesma ganham de alguma forma. Valores devem ser conquistados com princípios éticos e espaços são conquistados com persistência e não com a competição. Negociar é uma arte.
Conceito de Negociação
Negociação é um processo em que duas ou mais partes se afastam dos seus pontos de divergências iniciais para chegar a um acordo que irão satisfazer as necessidades de todos os envolvidos.
O processo de negociação é um sistema de entradas (estímulos) e saídas (respostas). Esse sistema pode ser definido a partir da analise dos objetos que compõem o “sistema negociação”.
A negociação é um somatório de vários aspectos como: importância de variáveis básicas (uso da informação, tempo e poder), importância de comunicação, buscas pelo acordo e a procura por relações duradouras,