Tecnicas de negociação
2.1.1 Qual a importância do dinheiro para sua vida (particular)?
Realmente, essa pergunta é importante, pois nela que basearemos a nossa preparação. Temos que falar para a pessoa que nos dará aumento a verdade, claro, com bons argumentos para uma melhor aceitação da mesma. E, referindo-se a vida pessoal, não dá para inventar, pois se o gestor acabar descobrindo que se trata de uma mentira será complicado e embaraçoso. O ideal é articular isso na hora de negociar, ou seja, evitar falar dos problemas pessoais. Separar por completo qualquer assunto de natureza pessoal, como o orçamento do supermercado ou o colégio das crianças. Um pedido de aumento salarial acompanhado de um drama pessoal é a desculpa mais utilizada pelos funcionários.
2.1.2 O que ando fazendo no ambiente de trabalho para merecer um aumento?
Fazer uma lista, colocando as tarefas agregadas nos últimos tempos: Você assumiu novas responsabilidades, trabalhou duro e dedicou-se totalmente a empresa para a qual trabalha. Está sentido uma carga maior de responsabilidade, dedicando seu tempo de intervalos para resolver tarefas que não caberiam a você, faz com boa vontade e dedicação o que lhe pedem; esta sendo proativo. É preciso saber se já esta na hora de pedir um aumento. Para um profissional descobrir isso, um passo importante é verificar o quanto tem participado da evolução da empresa. Para fazer jus a um aumento de salário, é necessário que uma pessoa não apenas execute bem as tarefas sob sua responsabilidade, mas é preciso que ela agregue valores à empresa, que contribua não só com a sua sobrevivência, mas também da empresa onde trabalha.
2.1.3 Qual seu objetivo dentro da empresa?
É importante salientar o quanto significativo será esse aumento para sua carreira, a ascensão profissional que terá nesta nova posição, entre outros aspectos. Coloque os pontos positivos que o empregador terá com o seu aumento salarial,