Tecnicas de melhoria da qualidade
INTRODUÇÃO
Este trabalho surge no âmbito da disciplina de Gestão Industrial. O tema principal deste trabalho é a Gestão de Qualidade, onde se insere o conceito de qualidade, e uma breve abordagem aos investigadores que contribuíram para a evolução deste conceito. Posteriormente é tratado um subtema, refente às Técnicas de Melhoria da Qualidade. Estas técnicas podem ser divididas em Técnicas de Diagnóstico /Classificação, Técnicas de planeamento da qualidade, e Técnicas para resolução de problemas relacionados com a qualidade. Com este trabalho pretendemos dar a conhecer os diferentes tipos de métodos dentro de cada um destes tipos de técnicas de qualidade.
CONCEITO DE QUALIDADE
Com o decorrer dos anos, a qualidade tem desempenhado um papel importantíssimo no que se refere ao aumento da vantagem competitiva para as organizações, uma vez que com o acréscimo da qualidade, pode-se verificar o aumento dos níveis de satisfação dos clientes, o aumento da produtividade, o que, por sua vez, resulta num aumento do lucro da organização.
Mas porquê a melhoria da qualidade? Os fundamentos principais da qualidade baseiam-se na prevenção e na correção. Se existe a necessidade de prevenção, é porque existem problemas, e se a correção acontece, é porque de facto os problemas existem.
Qualidade é sim, a ausência de problemas. A confirmação de algo realizado de maneira completa em seu todo. E quando não conseguimos alcançar este todo, usamos métodos para alcançar esta tão desejada Qualidade. Estes métodos serão abordados sucintamente mais à frente, tal como já foi referido.
O termo qualidade pode ter inúmeras definições, pode ser definido por cada um de maneira diferente. Existe uma extrema diversidade de interpretações para este termo, mas nada melhor que a definição de qualidade dada pelos principais investigadores, estudiosos, e organizações que contribuíram para a evolução da qualidade:
“Qualidade é a